Por Francisco Tramujas
Com 2024 chegando um parceiro me procurou com uma pergunta recorrente em conversas que tenho no mercado: “Construir um business plan ou plano de negócios para empresas de assinatura de serviços recorrentes, como streaming ou SaaS?”.
Para responder ao meu parceiro destaquei neste texto 5 pontos que considero que são fundamentais para o sucesso do business plan de empresas de SaaS:
- Análise de Mercado
Pesquise de mercado para entender a demanda pelo serviço que a empresa pretende oferecer.
– Identifique e análise dos concorrentes no setor de assinaturas de serviço recorrente ou SaaS.
– Avalie das tendências do mercado, oportunidades e desafios que podem impactar o negócio.
- Modelo de Receita e Precificação
– Defina claramente o modelo de receita, considerando se será uma assinatura mensal, anual, ou outro formato recorrente.
– Utilize estratégia de precificação competitiva que leve em conta o valor percebido pelo cliente e os custos operacionais.
– Ofereça planos diferentes com funcionalidades distintas, permitindo atender a diferentes segmentos de clientes.
- Estratégias de Marketing e Aquisição de Clientes
– Desenvolva estratégias de marketing digital para atrair e reter clientes.
– Identifique canais de marketing mais eficazes para atingir o público-alvo.
– Invista em estratégias de retenção de clientes, como programas de fidelidade e experiências personalizadas. Atrair um cliente pode custar até 7 (sete) vezes a mais que manter um cliente que você já possui.
- Infraestrutura Tecnológica e Desenvolvimento do Produto
– Descreva detalhadamente a infraestrutura tecnológica necessária para oferecer o serviço de forma eficiente e escalável.
– Desenvolver um plano de desenvolvimento contínuo do produto, incluindo atualizações, novas funcionalidades e melhorias de desempenho.
– Garantir a segurança e conformidade com regulamentações pertinentes.
- Projeções Financeiras e Viabilidade Econômica
– Elaborar projeções financeiras realistas, incluindo receitas, despesas, fluxo de caixa e retorno sobre investimento.
– Avaliar da viabilidade econômica do negócio a curto e longo prazo.
– Identificar pontos de equilíbrio e métricas-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso e eficácia das estratégias.
Ao abordar esses 5 (cinco) pontos-chave em um plano de negócios, a empresa estará melhor preparada para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades no mercado de assinaturas de serviços recorrentes ou SaaS (Software as a Service/ Software como serviço).