Foto: Divulgação/Fecomércio-PR
Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje mundialmente conhecida como Curitiba.
A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, determinando aos habitantes que tivessem cuidado com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.
Fonte: Internet