Zezé Di Camargo & Luciano – Curitiba Country Festival

Zezé Di Camargo & Luciano é uma dupla sertaneja formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé Di Camargo (17 de agosto de 1962), e Welson David de Camargo, mais conhecido como Luciano (20 de janeiro de 1973), ambos nascidos em Pirenópolis. A dupla alcançou a fama em 1991, com o lançamento do single “É o Amor”, que tornou-se um grande sucesso no Brasil. Fontes divergem em relação as vendas da dupla, algumas delas falam em mais de 20 milhões enquanto outras mais de 40 milhões de discos.

Camargo & Camarguinho

Fã de Tonico e Tinoco, seu Francisco, um lavrador de Pirenópolis, uma cidade no interior do estado de Goiás, tinha o sonho de tornar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Foi que em 17 de agosto de 1962, nascia Mirosmar (Zezé Di Camargo), o primogênito da família, e seu Francisco disse à sua esposa, dona Helena: “Agora precisamos da segunda voz…” Um ano depois, em 1963 nascia Emival. Quando Zezé completou 11 anos, ele ganhou do pai uma gaita de boca. Mais tarde, seu Francisco comprou uma sanfona e um violão para os filhos, que àquela altura já formavam a dupla Camargo & Camarguinho, e se apresentava em circos e rodoviárias. “Como eles tinham vergonha, eu dava dinheiro escondido para os outros pagarem os dois depois que cantassem. Era para incentivar…”, relembra seu Francisco.

Em 1974, a família foi para Goiânia, depois que seu Benedito, avô materno da dupla, quis de volta as terras onde eles moravam. Em Goiânia, passaram a morar num barraco de dois cômodos. O telhado era remendado com papelão e latas. Seu Francisco arrumou emprego como servente de obra, e Dona Helena trabalhava como lavadeira. Lá, Welington, irmão nove anos mais novo que Zezé, adquiriu paralisia infantil. A dupla Camargo e Camarguinho, que tocava canções de Tonico e Tinoco e de outras duplas da época, por vezes viajam para se apresentar no interior do país. No ano de 1975, voltando de uma apresentação em Imperatriz, no Maranhão, numa espécie de lotação, quando os garotos tinham 12 e 11 anos, Emival morreu num acidente. Zezé teve apenas um ferimento próximo ao olho. “Emival não voltou para casa. Éramos os irmãos mais ligados. Fiquei traumatizado…” – Zezé revelou mais tarde.

Continue lendo aqui

Fonte: Wikipedia

Compartilhe

A Busca pela Felicidade: Uma Necessidade Universal
rodoferroviária
Rodoferroviária de Curitiba vai estar entupida!
Turismo
Turismo em Curitiba aumenta em oito anos!
ONIBUS
Novidades nos ônibus de Curitiba! O que teremos?
verão
Verão maior 2024/2025 começou oficialmente!
verão
Parceria entre o Governo e o Hospital Pequeno Príncipe no Verão Maior