Super semana no mercado financeiro. Essa semana teremos nada mais, nada menos do que todos os principais dados econômicos do mundo financeiro em uma única semana. Começando quarta-feira teremos taxa-alvo de fundos Fed, quinta-feira vamos ter a divulgação do PIB dos EUA e na sexta-feira teremos dados da inflação norte-americana sendo divulgada às 09:30.
Nossa expectativa é que tenhamos bons dados econômicos essa semana, impulsionando todo mercado de renda variável pra cima. Contudo, nada é garantido e a ordem é monitorar o mercado essa semana.
O Federal Reserve (Fed) trará boa expectativa para o segundo semestre caso encerre o ciclo de aperto monetário que elevou os juros de 0% em março de 2022 para a casa dos 5% em 10 ajustes consecutivos.
Jerome Powell concederá uma coletiva de imprensa na quarta-feira, onde trará uma mensagem que pode ser positiva ou não. Quase 100% das apostas para a decisão no dia 26 de julho estão concentrados e, elevação da taxa em 0,25%, de 5,25% para 5,50%. Entretanto, esse número pode mudar radicalmente se Powell revelar um Fed mais intransigente com o cumprimento a meta de inflação de 2%.
A importância desse próximo encontro cresce em função do conjunto de sinais que a instituição pode emitir e sua repercussão, capaz de mexer com o apetite dos investidores ao risco e, portando, com o comportamento dos ativos financeiros do mundo inteiro e principalmente com as bolsas.