Consumidores do Paraná que queiram renegociar pendências financeiras podem aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação ocorre também pela internet e vai até 30 de novembro. Podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso junto a bancos ou instituições financeiras. Os débitos não podem estar atrelados a bens dados como garantia.
A renegociação é feita diretamente com as instituições financeiras – cada uma define as regras e condições oferecidas durante o mutirão. A ação é realizada pelo Banco Central do Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretária Nacional do Consumidor e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR).
Como saber se estou endividado?
No mutirão, não é possível renegociar contratos que estejam com pagamento das parcelas em dia. Para saber se você tem parcelas em atraso, acesse a plataforma Registrato, sistema do Banco Central com informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio. Nela, é possível consultar, gratuitamente, se há empréstimos e financiamentos contratados em seu nome.