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Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, revelou que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. Esta pesquisa, conduzida entre 24 de outubro e 11 de novembro, abrangeu 85 escolas do estado, fornecendo uma visão abrangente sobre a percepção da sociedade em relação a essa iniciativa educacional.
Qual o objetivo?
O programa tem como objetivo aprimorar a gestão administrativa e a infraestrutura das escolas estaduais por meio de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional. A resposta positiva à pesquisa é, portanto, um indicativo do reconhecimento da necessidade de inovações na administração escolar. A aprovação é igualmente expressiva entre diferentes gêneros e faixas etárias, refletindo um consenso em diversas demografias. Exemplificando, 75,5% dos homens e 74,8% das mulheres demonstraram aprovação.
As variações regionais também são notáveis, com a aprovação variando entre 86% em Assis Chateaubriand e 60% em Pitanga e Francisco Beltrão. Cidades como Foz do Iguaçu e Curitiba apresentam índices que superam a média estadual, evidenciando uma aceitação significativa do programa em diferentes áreas geográficas. Além disso, em 29 das 85 escolas consultadas, a aprovação ultrapassou 80%, com destaque para o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, que alcançou 92%.
O que a pesqusia descobriu?
A pesquisa também revelou que 62,2% da população conhece ou já ouviu falar sobre o programa, embora algumas regiões, como Cornélio Procópio, registrem uma falta de informação superior a 62%. Esse dado é crucial, pois a conscientização sobre a manutenção da gratuidade da educação foi aprovada por 65,6% dos entrevistados, ressaltando a importância de se manter a comunicação clara e eficiente sobre as diretrizes do programa.
Em suma, os resultados da pesquisa indicam um forte apoio popular ao Parceiro da Escola, refletindo a expectativa da comunidade em relação a melhorias na gestão escolar. O compromisso da Secretaria de Estado da Educação em consultar a população nas escolas escolhidas demonstra um passo positivo rumo à transparência e à colaboração. O programa, que já se encontra em fase de piloto em algumas instituições, pode servir como modelo para futuras iniciativas voltadas à excelência na educação pública.