O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (21). Desde a última sexta-feira (17), estudantes que participaram do Enem 2024 e atenderam aos critérios de participação podem concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior. Veja como funciona o processo e as etapas seguintes.
Prazo de Inscrição e Resultados
- As inscrições se encerram hoje, 21 de janeiro.
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro.
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro.
- Lista de espera: inscrições de 26 a 31 de janeiro.
Como Funciona o Sisu
- O Sisu, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), utiliza a média das notas do Enem 2024 para selecionar candidatos, respeitando o limite de vagas ofertadas por cada instituição, curso e modalidade de concorrência.
- A inscrição é gratuita e feita exclusivamente online, através do login no gov.br, que também recupera automaticamente as notas do Enem válidas para o processo.
Questionário e Escolha de Cursos
- No ato da inscrição, o candidato responde a um questionário socioeconômico, essencial para a aplicação da Lei de Cotas.
- Cada participante pode selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições.
- É possível alterar essas opções até o encerramento das inscrições; será considerada válida a última modificação registrada.
Lista de Espera
- Candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções de curso podem se inscrever na lista de espera.
- A inscrição na lista também ocorre pelo sistema, entre 26 e 31 de janeiro.
Quem Pode Participar?
- Estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam como treineiros.
- O Sisu é aberto para candidatos de qualquer perfil socioeconômico, desde que atendam aos requisitos.
Importância do Sisu
O Sisu é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Brasil. Com ampla abrangência, o sistema democratiza o acesso às universidades, oferecendo uma plataforma prática e integrada para a seleção de estudantes.