Se o ditado diz que o ano no Brasil só começa de verdade depois do Carnaval, essa não é – ou não deveria ser – a realidade para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
Segundo a gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda, a demanda pontual pode até diminuir no período entre janeiro e o Carnaval, mas engana-se quem acha que não há oportunidades disponíveis:
“O planejamento das empresas e indústrias não para por conta das datas festivas. Ainda há um grande número de contratações, principalmente para indústrias com demandas intermitentes, como produção para datas especiais ou preparação para o crescimento da produção”, revela Pelanda.
Para a especialista, há um mito no ditado, e os candidatos devem se manter atentos e preparados o tempo todo para conseguir oportunidades de emprego. Manter o currículo atualizado e os cadastros em movimento está entre as dicas da recrutadora:
“Atualmente, há a questão dos algoritmos nos cadastros, então manter o cadastro em movimento é importante. Abasteça-o com cursos, ainda que gratuitos, pois isso mantém o currículo em evolução. Enquanto não está empregado – ou até mesmo quem já tem uma colocação e busca uma promoção – é importante se manter atento a melhorias nas habilidades digitais, inteligência emocional e propósito”, resume.
Com as taxas de desemprego em queda, a tendência é que o ano de 2025 seja de oportunidades de melhor colocação e remuneração para aqueles que souberem se adaptar às novas exigências do mercado.
Atualmente, a taxa de desemprego no país está em 6,1%, com uma projeção de crescimento da economia perto dos 3%. Ou seja, se a economia seguir esses números, a tendência é que as contratações aumentem ainda mais.