Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

As 5 principais notícias do mercado desta segunda-feira

Enquanto os EUA e a China tentam resolver suas divergências, Goldman Sachs se junta an outros bancos que reduzem suas previsões de crescimento da China para este ano. A expectativa de que o Banco da Inglaterra continue aumentando as taxas de juros continua an agitar a competição dos bancos centrais nesta semana. A investigação sobre suposta fraude na Americanas (BVMF:AMER3) deve se desenvolver no Brasil.

1. Os EUA e a China estão em conversas.

No domingo, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e seu colega chinês, Qin Gang, tiveram uma reunião no que eles chamaram de uma conversa aberta e constructiva com o objetivo de amenizar as divergências entre as duas superpotências econômicas mundiais.O comércio, a situação do setor de semicondutores em todo o mundo, o governo autônomo de Taiwan e o histórico de direitos humanos de Pequim provavelmente foram temas de discussão.Embora essa reunião – a primeira visita de um secretário de Estado dos EUA à China em cinco anos – não espere nenhum avanço, espera-se que o fato de os dois lados conversarem evite que as divergências entre as duas nações rivales se transformem em conflito.

2. Goldman reduz as expectativas de crescimento da China

O Goldman Sachs se juntou an um grupo crescente de grandes bancos que estão olhando para a recuperação pós-pandemia da China de uma perspectiva mais pessimista, reduzindo suas previsões para o crescimento econômico do país asiático.O banco de investimentos influente reduziu sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia do mundo para o ano inteiro de 6% para 5,4% e também reduziu sua previsão de crescimento para 2024 de 4,6 por cento para 4,5 por cento. O Goldman acompanha empresas como Bank of America, JPMorgan, UBS e Standard Chartered na redução de suas previsões de crescimento. Eles atribuem essa redução à desaceleração do mercado imobiliário do país.Em uma nota divulgada no final do domingo, os analistas do Goldman afirmaram: “Julgamos que os ventos contrários ao crescimento são provavelmente persistentes, enquanto os formuladores de políticas são limitados por considerações econômicas e políticas para oferecer um estímulo significativo.”Embora não haja dados econômicos significativos e de lucros disponíveis na segunda-feira, os investidores ainda estão preocupados com a desaceleração do crescimento na Europa – com a zona do euro entrando em recessão no primeiro trimestre do ano – e na China, que é um motor importante do crescimento regional. Além disso, o Federal Reserve afirmou que pode haver novos aumentos nas taxas durante o verão enquanto o banco central tenta controlar an inflação, o que pode resultar em uma recessão na maior economia do mundo.

3. O foco continua nos bancos centrais

Na terça-feira, o Banco Popular da China é o primeiro dos bancos centrais desta semana a ser destacado. Na semana passada, o PBOC reduziu algumas taxas de empréstimo para ajudar an estimular sua economia em declínio. Além disso, é esperado que o PBOC faça o mesmo com uma redução de 10 pontos-base em seu site de taxa de empréstimo principal, para aliviar a pressão sobre seu mercado imobiliário instável. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro determinará a taxa de juros na quarta-feira, 21, com an expectativa consensual de que a Selic permaneça em 13,75%. O Banco da Inglaterra, por outro lado, deve aumentar as taxas de juros em mais 25 pontos-base na quinta-feira, mantendo a taxa de juros mais alta do G7, mais de quatro vezes superior à meta de 2%.Além disso, Hafize Gaye Erkan, recém-nomeada governadora do banco central turco, realizará sua primeira reunião de definição de políticas nesta semana. Além disso, são esperados aumentos nas taxas em Suíça e Noruega. A nomeação de Erkan, um ex-banqueiro de Wall Street, pelo presidente Tayyip Erdogan, que foi eleito para seu terceiro mandato no mês passado, aumentou as expectativas de que a Turquia abandonará as políticas pouco ortodoxas que fizeram com que a lira despencasse para mínimos históricos.

4. O petróleo está caindo, perdendo uma parte de seus lucros da semana anterior.

Na segunda-feira, os preços do petróleo caíram devido às preocupações de que a recuperação econômica instável da China afetará a demanda do maior importador de petróleo do mundo no segundo semestre do ano. Às 7h55, os futuros do petróleo dos EUA tiveram uma queda de 0,28%, para US$71,73 por barril. Os futuros do petróleo Brent tiveram uma queda de 0,26%, para US$76,41 por barril. Na semana passada, ambos os índices de referência tiveram seus primeiros ganhos semanais neste mês. Isso foi ajudado pelo Federal Reserve, que interrompeu uma série de apertos monetários, e pelas expectativas de que a China fortaleceria ainda mais sua economia em dificuldades. No entanto, devido às preocupações sobre a recuperação pós-covid da segunda maior economia do mundo, vários bancos importantes, incluindo Goldman Sachs , cortaram suas previsões de crescimento do PIB da China para 2023.

5. As próximas ações da CPI em relação à crise das Americanas

Nas próximas semanas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a crise contábil da Americanas deve continuar investigando o rombo bilionário, agora referido como fraude pela varejista. Esta terça-feira, 20, os questionamentos aos representantes do Banco Central da CVM serão dirigidos pelo relator da Comissão, o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). As perguntas serão enviadas aos ex-diretores da empresa na primeira semana de julho. Depois disso, as auditorias KPMG e PwC devem ser convocadas. De acordo com Leonardo Coelho Pereira, CEO da Americanas, os documentos analisados indicam que as planilhas vinham sendo maquiadas, com suposta associação à fraude. Além da CPI, a CVM também está sendo investigada

Sobre o colunista

Compartilhe

outros conteúdos

Taylor Swift deve vir ao Brasil para jogo da NFL em São Paulo
Jung Kook, do BTS, bate recorde histórico no Spotify com “Seven”
Lady Gaga deve trazer a turnê The MAYHEM Ball ao Brasil em 2026
BTS faz transmissão surpresa e anuncia planos para comeback em 2026
Katy Perry é multada por gravação irregular em parque natural na Espanha
Taylor Swift anuncia lançamento de “The Life of a Showgirl” para outubro