A Prefeitura de Curitiba capturou dois cachorros após uma série de ataques aos moradores da Cidade Industrial, em Curitiba. Outros três donos foram notificados por deixarem os cães fora de casa. Os responsáveis podem pagar multa no valor de até R$ 4 mil.
Os animais são suspeitos de terem atacado um homem de 44 anos, encontrado morto e com perfurações no corpo, no último sábado (1º). O caso está sendo investigado ainda como homicídio pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O laudo do Instituto Médico Legal (IML) deve sair nos próximos dias. Em outra ocorrência, seis cachorros teriam avançado em uma mulher que estava com um bebê no colo no mesmo bairro. Ela teve ferimentos nas pernas e nos braços. Os moradores ajudaram a afastar os cães.
A chefe da Rede de Proteção Animal, Sueli Sasaoka, reforçou que manter seguros os animais sob a responsabilidade dos tutores é um dos princípios da guarda responsável.
As abordagens foram feitas em 35 residências na rua em que foram verificados incidentes de ataque a moradores e nas proximidades. Os moradores abordados agradeceram aos fiscais pela ação em parceria com a Guarda Municipal e Unidade de Vigilância em Zoonoses, que culminou na apreensão de dois animais, que foram levados ao Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). “Os cachorros soltos são um risco para nós, nossas crianças e nossos animais”, comentou a aposentada Rosa Quirino Oliveira. Ela e o neto João cuidam da cachorrinha Daiana, já castrada, e que só sai de casa para fazer passeios na guia, acompanhada da família.
População pode ajudar
Os fiscais informaram aos moradores, também, que quando souberem de que residências são os animais soltos nas ruas, é possível fazer a denúncia anônima, via Central 156.