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No leilão realizado na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, a CCR SA venceu a concessão do Lote 3 com um desconto de 26,6% sobre a tarifa de referência. A nova concessão abrange rodovias que conectam o Norte do Paraná ao Litoral, incluindo um total de 569 quilômetros. O desconto oferecido representa mais de 50% em relação às antigas
Quais rodovias estão incluídas no Lote 3 e quais investimentos estão previstos?
O Lote 3 engloba rodovias como BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, conectando 22 cidades, incluindo Londrina, Ponta Grossa e o Porto de Paranaguá. O contrato prevê investimentos de R$ 9,8 bilhões em obras e R$ 6 bilhões em serviços operacionais, além de melhorias como duplicações, faixas adicionais e contornos rodoviários.
O que garantirá a execução das obras previstas?
O contrato inclui um aporte financeiro de R$ 1 bilhão da CCR como garantia de execução das obras. Essa medida busca evitar situações em que grandes descontos sejam oferecidos sem o cumprimento dos projetos, prática observada em concessões passadas.
Quais obras são destaque no Lote 3?
Estão previstas duplicações em rodovias como a BR-376 (Rodovia do Café) e os estados PR-445 e PR-323. Destaques incluem o Contorno de Apucarana (13,8 km), o Contorno da Califórnia (5 km) e dois contornos em Ponta Grossa: Norte (14,65 km) e Leste (27,7 km). Uma área de fuga será construída na Serra do Cadeado, na BR-376.
Quais são as inovações tecnológicas previstas nessa concessão?
A ANTT prevê a instalação de câmeras OCR para reconhecimento de placas, monitoramento meteorológico e sistemas de pesagem automática. Também está planejada a migração para o sistema eletrônico de passagem livre (Free Flow) e a introdução do Desconto de Usuários Frequentes (DUF), que oferece tarifas reduzidas para motoristas recorrentes.
Quantas praças de pedágio serão instaladas e onde?
Haverá sete praças de pedágio, localizadas em Sertaneja, Mauá da Serra, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Londrina e Colônia Witmarsum. Duas dessas praças serão novas.
Qual é a importância econômica dessa concessão?
O Lote 3 deverá gerar 143 mil empregos diretos, indiretos e de efeito de renda. Além disso, o contrato prevê a modernização das rodovias, aumento da segurança viária e mais conectividade para o transporte de cargas e passageiros.
Como esse leilão se relaciona com os anteriores no Paraná?
Os leilões do Lote 1 e Lote 2 competiram em 2023. O Grupo Pátria venceu o Lote 1, enquanto o Grupo EPR venceu o Lote 2. Ambos incluem investimentos significativos em melhorias rodoviárias. O Lote 6 será leiloado em 19 de dezembro de 2024, e os Lotes 4 e 5 estão previstos para 2025.
Qual é o histórico da CCR no Paraná?
A CCR administrou rodovias no Paraná por 24 anos, incluindo trechos da BR-277, BR-376, PR-151 e BR-373, com concessões encerradas em 2021. Atualmente, também é responsável por aeroportos como o Afonso Pena e o de Foz do Iguaçu.
Quais são os objetivos do modelo de concessão adotado?
O modelo visa unir rodovias federais e estaduais em um programa único, garantindo preços justos, ampla concorrência e execução de obras de infraestrutura rodoviária. O programa foi amplamente discutido com a sociedade civil, contando com registros de participações públicas.