Com competitividade interna em alta, como se destacar nas empresas em 2025?

O Brasil superou a marca de 2 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada nos dez primeiros meses de 2024. Somente em outubro, o saldo foi de 132.714 vagas formais e, no ano, foram 2.222.962 admissões, de acordo com dados do novo Caged e divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Com tanta gente trabalhando, a realidade mudou: se antes o desafio era conseguir um emprego, agora os colaboradores precisam se destacar nas empresas para crescer e alcançar cargos e salários maiores.

Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, este crescimento interno depende do bom trabalho e das atitudes pessoais de cada profissional:

“Quem chega em uma empresa vai precisar criar todas as condições para se destacar, o que nem sempre é fácil, principalmente para quem ainda não tem experiência por ser recém-formado ou por estar há muito tempo longe das rotinas de uma empresa.”

Para alcançar voos maiores, Karina recomenda desenvolver resiliência, possuir conhecimento técnico e mostrar habilidades práticas para todas as situações:

“A capacidade de adaptação às rotinas deve ser tão forte quanto às adaptações para novas situações. Além disso, manter boas relações com gestores e demais colaboradores, participar de eventos e interagir socialmente ajuda a criar esse cenário. A famosa frase de que pessoas vistas são lembradas é verdadeira.”

Tenha domínio de ferramentas tecnológicas

As empresas estão atentas aos profissionais que entendem de ferramentas tecnológicas além dos já conhecidos Word e Excel. Quem conseguir mostrar eficiência em plataformas de reuniões online, programas de edição, CRM ou gestão de tarefas, por exemplo, vai aumentar muito suas chances de uma promoção interna:

“Antigamente, um curso de inglês já bastava, e ainda é essencial, mas quem vai além sempre vai se destacar. Tem inglês na formação? Que tal um espanhol ou uma língua que pode ser importante dependendo do negócio, como o chinês ou francês? Saber o básico de programas já virou lugar-comum, então quem entende de plataformas gerenciadoras de projetos, pratica o micro-learning, será bem-visto pelos gestores.”

Por fim, Karina reforça que “as empresas observam profissionais que tenham criatividade, uma certa autonomia e saibam lidar com tecnologia com desenvoltura, fazendo destes três ingredientes a receita para qualquer profissional se destacar em 2025”, completa a especialista.

Compartilhe

Galo ou Tubarão? O Verdadeiro Marketing de Performance
Xô ligação spam!
Deep Seek Revoluciona IA e derrete o valor das Big Techs no mundo