22 de fevereiro, 2024

Como o Boston se tornou uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da história

O Boston é uma banda de rock americana que alcançou um sucesso notável nas décadas de 1970 e 1980.

O álbum de estreia do grupo, homônimo, é considerado um dos álbuns de rock mais vendidos de todos os tempos, com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

 

A história do Boston começa com Tom Scholz, um engenheiro de som do MIT que começou a compor música em meados da década de 1960. Em 1970, Scholz se juntou à banda Freehold, onde conheceu o guitarrista Barry Goudreau e o baterista Jim Masdea.

 

O vocalista Brad Delp foi adicionado ao grupo em 1971. Scholz passou anos trabalhando em seu estúdio caseiro, desenvolvendo seu som característico. Em 1975, ele finalmente conseguiu um contrato com a Epic Records. No entanto, a gravadora insistiu que Scholz recrutasse mais músicos para a banda. Com a adição do baixista Fran Sheehan e do baterista Sib Hashian, o Boston lançou seu álbum de estreia em 1976.

O álbum foi um sucesso instantâneo, com os singles “More Than a Feeling” e “Peace of Mind” alcançando os cinco primeiros lugares nas paradas de sucesso dos EUA. O Boston continuou a ter sucesso nas décadas seguintes, lançando mais seis álbuns de estúdio.

 

A banda se tornou uma das mais populares do gênero hard rock, e seu som característico influenciou gerações de músicos. Dentre os fatores que contribuíram para o sucesso do Boston:

– O talento de Tom Scholz: Scholz era um músico e engenheiro de som de grande talento. Ele foi responsável pelo som característico do Boston, que combinava guitarras pesadas com harmonias vocais melódicas.

– A força das músicas: O Boston escreveu uma série de canções clássicas que se tornaram favoritas dos fãs. “More Than a Feeling”, “Peace of Mind” e “Amanda” são apenas alguns exemplos do talento da banda como compositores.

 

O Boston surgiu no auge da popularidade do hard rock. O álbum de estreia do grupo foi lançado em 1976, um ano em que o hard rock estava dominando as paradas de sucesso.

É uma banda que deixou sua marca na história do rock. O grupo é um dos mais bem-sucedidos e influentes da história do gênero. Ouça nosso programa especial sobre a banda!

Aroldo Glomb é jornalista e Athleticano

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Califórnia Jam 74 caminha para os 50 anos de história
KISS antes do grandioso Alive: o que você precisa saber?
Por que você deveria começar a colecionar discos de vinil
The End foi uma despedida digna dos Beatles
Os anos 70 salvaram o “fim de feira” do que vivia o rock no final dos anos 60
Disco Music nunca foi um gênero musical verdadeiro e não deveria nem ser considerado como tal