17 de abril, 2024

Como o Boston se tornou uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da história

O Boston é uma banda de rock americana que alcançou um sucesso notável nas décadas de 1970 e 1980.

O álbum de estreia do grupo, homônimo, é considerado um dos álbuns de rock mais vendidos de todos os tempos, com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

 

A história do Boston começa com Tom Scholz, um engenheiro de som do MIT que começou a compor música em meados da década de 1960. Em 1970, Scholz se juntou à banda Freehold, onde conheceu o guitarrista Barry Goudreau e o baterista Jim Masdea.

 

O vocalista Brad Delp foi adicionado ao grupo em 1971. Scholz passou anos trabalhando em seu estúdio caseiro, desenvolvendo seu som característico. Em 1975, ele finalmente conseguiu um contrato com a Epic Records. No entanto, a gravadora insistiu que Scholz recrutasse mais músicos para a banda. Com a adição do baixista Fran Sheehan e do baterista Sib Hashian, o Boston lançou seu álbum de estreia em 1976.

O álbum foi um sucesso instantâneo, com os singles “More Than a Feeling” e “Peace of Mind” alcançando os cinco primeiros lugares nas paradas de sucesso dos EUA. O Boston continuou a ter sucesso nas décadas seguintes, lançando mais seis álbuns de estúdio.

 

A banda se tornou uma das mais populares do gênero hard rock, e seu som característico influenciou gerações de músicos. Dentre os fatores que contribuíram para o sucesso do Boston:

– O talento de Tom Scholz: Scholz era um músico e engenheiro de som de grande talento. Ele foi responsável pelo som característico do Boston, que combinava guitarras pesadas com harmonias vocais melódicas.

– A força das músicas: O Boston escreveu uma série de canções clássicas que se tornaram favoritas dos fãs. “More Than a Feeling”, “Peace of Mind” e “Amanda” são apenas alguns exemplos do talento da banda como compositores.

 

O Boston surgiu no auge da popularidade do hard rock. O álbum de estreia do grupo foi lançado em 1976, um ano em que o hard rock estava dominando as paradas de sucesso.

É uma banda que deixou sua marca na história do rock. O grupo é um dos mais bem-sucedidos e influentes da história do gênero. Ouça nosso programa especial sobre a banda!

Aroldo Glomb é jornalista e Athleticano

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Precisamos falar sobre Hot Space, do Queen, não é mesmo?
Mike Oldfield, com 19 anos, desbancou todo mundo em 1973 com Tubular Bells
Vale a pena ouvir Exercices (1972), do Nazareth?
Lay Down, Stay Down: uma história de desejo sob a ótica do Deep Purple
Vinil, CD ou Streaming: é a desordem que atrapalha a felicidade musical
Quem é o “tolo pela cidade” do Foghat?