A população curitibana terá ônibus de graça no domingo (30/10), quando será realizado o segundo turno das eleições majoritárias. A gratuidade está prevista no decreto número 1553/2022.
“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.
A exceção é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo e das linhas do sistema madrugueiro, que funcionam entre 1h e 5h, e terão pagamento com tarifa social normal, de R$ 5,50.
“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
No primeiro turno (2/10), quando a Prefeitura também disponibilizou ônibus de graça, cerca de 110 mil pessoas utilizaram o transporte coletivo na capital.
Foto: Divulgação/SMCS/Hully Paiva