24 de fevereiro, 2024

Semana de dados econômicos agitam as bolsas

Esta semana tivemos dados da inflação norte-americana e brasileira sendo divulgadas, ambas positivas. Enquanto no mês de junho aqui tivemos uma queda de 0,2% em relação ao esperado, a americana recuou 0,1% abaixo do projetado. Notícia muito boa para todos uma vez que com a inflação sobre controle os países estão livres para voltarem a crescer economicamente e voltar a gerar emprego. Mas quem mais gosta de juros caindo são as bolsas nesse momento as 15:16 nosso índice brasileiro IBOVESPA sobe 1,55%, Down Jones sobe 0,2%, Nasdaq sobe 1,42%, S&P 500 sobe 0,75% e as Bitcoins sobem 2,75%.

Porém nem tudo são flores, para a presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, disse nessa quinta-feira que os aumentos da taxa básica de juros serão essenciais para reduzir a inflação elevada nos Estados Unidos. Daly disse anteriormente acreditar que mais dois incrementos de juros provavelmente serão necessários este ano. Em entravista à CNBC, Daly afirmou que quer começar a ir em direção a uma taxa de juros neutra à medida que os EUA se aproximam da meta de inflação de 2% do Fed.Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram modestamente em junho (0,2%) e registraram sua menor alta anual em mais de dois anos. “É cedo demais para dizer que declaramos vitória sobre a inflação”, acrescentou Daly.

O que estamos vivendo hoje pode ser uma boa oportunidade de começar a investir em renda variável com este cenário de inflação em queda e taxas básicas de juros também em queda marca o começo da recuperação econômica e também das bolsas e ativos de renda variável.

Sobre o colunista

Maurício Barreto

Bacharel em Administração, investidor, professor, pagador de impostos de CNPJ, apaixonado por economia e pelo mundo dos investimentos.

Compartilhe

outros conteúdos

Celebração Antecipada: O Ano Positivo nos Mercados Financeiros e as Oportunidades Natalinas para Investidores
Semana Financeira: Otimismo e Bitcoin em Alta.
A guerra e seus impactos na bolsa
Dia de grande importância no cenário econômico global
Semana Financeira: Os Principais Destaques
Por que o Ibovespa atinge maior sequência de quedas em toda historia