O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo Demográfico 2022 que mostram 4,9 mil pessoas entre 6 e 14 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Curitiba. O levantamento indica maior incidência de casos entre crianças e adolescentes.
Ações da Prefeitura para o público com TEA
A Prefeitura de Curitiba tem implementado diversas ações para atender a esse público. Entre elas, destacam-se:
- Ambulatório Encantar: Inaugurada em março, a nova sede no Centro triplicou o espaço de atendimento para terapias. O local realiza atividades individuais e coletivas com foco na metodologia de atendimento mediado pelos pais, incluindo oficinas para as famílias.
- Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA): Desde 2019, o CEETEA, localizado no bairro Alto da Glória, realiza mais de 500 atendimentos mensais. O centro complementa o atendimento já oferecido nas salas de recursos das escolas e nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) em todas as regionais da cidade.
- Núcleo Municipal de Políticas para o Autismo Nilton Salvador: Criado em abril, o núcleo na Secretaria de Desenvolvimento Humano visa articular e qualificar as políticas públicas para pessoas com TEA, estabelecendo diretrizes e atuando como referência no acolhimento de demandas.
Censo 2022: informações inéditas sobre autismo
Pela primeira vez, o Censo Demográfico 2022 incluiu informações sobre o autismo, investigado por meio de um quesito que questionava o diagnóstico por um profissional de saúde. Os dados estão disponíveis para diversas localidades, incluindo municípios.