16 de setembro, 2024

Em Curitiba, mudanças climáticas estarão na sala de aula

(Foto: Bruno Peres/ABr)

  • A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na semana passada, o protocolo de projeto de lei com a proposta de atualizar a Política do Meio Ambiente, deixando-a em sintonia com nova legislação federal recém-criada. Sancionada pela Presidência da República no último dia 17, a lei federal 14.926/2024 incluiu as mudanças climáticas e a biodiversidade entre os conteúdos que deverão ser trabalhados em sala de aula, a partir do próximo ano.

“A inovação legislativa traz questões inerentes ao impacto das mudanças climáticas e desastres socioambientais, que cada vez mais têm assolado todo o território. Exemplo disso foram as enchentes no estado do Rio Grande do Sul, neste ano de 2024, que trouxeram impactos ainda não dimensionados e sem previsão de retorno para as cidades como eram antes”, cita a justificativa do projeto de lei.

  • Política Municipal do Meio Ambiente, lei 15.852/2021, já dedica uma seção à educação ambiental. A ideia do projeto é que o texto da norma local passe a remeter à nova legislação federal, assegurando a efetividade da educação ambiental em Curitiba, nas redes pública e privada de ensino (005.00107.2024).
  • Dispositivo que o projeto pretende incluir na Política Municipal do Meio Ambiente afirma que a educação ambiental, em Curitiba, promoverá o “desenvolvimento de instrumentos e de metodologias com vistas a assegurar a efetividade das ações educadoras de prevenção, de mitigação e de adaptação relacionadas às mudanças do clima e aos desastres socioambientais, bem como ao estancamento da perda de biodiversidade”.
  • Se o projeto for aprovado na Câmara de Curitiba e sancionado pelo prefeito, a atualização da Política Municipal do Meio Ambiente entra em prática com a publicação da lei no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa é de Dalton Borba (Solidariedade).

Entenda o que são as mudanças climáticas

  • Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), “as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima”. Desde 1800, a atividade humana tem impulsionado as mudanças climáticas. Os principais fatores são a queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, gerando a emissão de gases do efeito estufa, e o desmatamento.
  • Além do aumento da média da temperatura global, as mudanças climáticas causam eventos extremos, como ondas de calor, secas e chuvas intensas. Também há impacto ao planeta pelo aumento do nível do mar e a ameaça à biodiversidade e à saúde humana.

Como é a tramitação de um projeto de lei?

  • Protocolado no dia 19 de julho, o projeto de lei primeiramente receberá a instrução técnica da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba. Em seguida, a análise pelos colegiados temáticos da Casa começará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a única com a prerrogativa de arquivar uma proposta de lei.
  • O teor dos projetos de lei é de responsabilidade de cada mandato parlamentar. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada na promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022.

Compartilhe

marçal
Datena agride Pablo Marçal com cadeira e é expulso de debate: Confira!
festas
Plenário votará oficialização da Festa de Jesus das Santas Chagas no calendário
calçada da fama
Curitiba pode ter calçada da fama! Saiba onde!
clinicas veterinárias
Proposta de parceria para clínicas veterinárias públicas em Curitiba
Times Square
Times Square em Curitiba? O que é a Rua da Luz?
Síndrome de Down
Vem aí, o Estatuto Paranaense da Pessoa com Síndrome de Down