A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destacou 12 participantes que conquistaram a nota máxima ou nota mil na redação. Entre os candidatos de excelência, apenas um é proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Outros estados representados foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal, mostrando a abrangência nacional da qualidade educacional.
CONSULTE A NOTA NO ENEM NESTE SITE (CLIQUE AQUI)
Reconhecimento nacional e incentivo à educação
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante coletiva nesta segunda-feira (13) um novo programa de reconhecimento para os resultados da educação básica no Brasil, que incluirá os desempenhos no Enem.
“Vamos lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem – para destacar esforços de municípios, estados, redes e escolas em todo o país. Essa é uma forma de dar mais transparência e valorizar o trabalho realizado na educação brasileira”, afirmou Santana.
Resultados gerais da redação no Enem 2024
A nota média nacional da redação subiu para 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à média de 645 pontos registrada em 2023. Segundo o ministro, o crescimento reflete um avanço significativo na proficiência dos estudantes brasileiros.
“Esse aumento de 15 pontos na média é expressivo e reflete os esforços conjuntos das redes de educação, educadores e alunos na busca pela melhoria contínua do ensino em nosso país”, destacou.
O impacto do Enem na educação brasileira
O Enem continua a ser uma importante ferramenta para medir a qualidade da educação básica e proporcionar oportunidades no ensino superior por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. Além disso, suas notas são aceitas por universidades internacionais, consolidando o exame como um marco para a formação e inserção acadêmica de milhões de estudantes.