Foto: Divulgação Curitiba Honesta
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) oficializou o Festival de Pão com Bolinho no calendário da cidade. ASgroa, o Festival de Carne de Onça deve ser inserido definitivamente na agenda curitibana.
Qual o histórico do festival?
A primeira edição do Festival de Carne de Onça aconteceu em 2014, reunindo bares e restaurantes locais para celebrar este prato típico.
Qual será a contribuição da prefeitura?
O Instituto Municipal de Turismo (IMT) já apoia a divulgação institucional do festival. A proposta é que o Festival de Carne de Onça ocorra durante três semanas, anualmente em setembro. A promoção será realizada em parceria com empresas, associações e entidades sem fins lucrativos.
Qual a relevância da carne de onça?
A Carne de Onça é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba (lei municipal 14.928/2016). Os autores do projeto ressaltam que a comida é um elemento central de festividades e interações, destacando seu papel nas relações sociais e comerciais.
Desde sua primeira edição, a iguaria é servida em mais de 200 estabelecimentos na cidade e região metropolitana. A iniciativa é proposta pelos vereadores Márcio Barros (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD), que enfatizam a relevância cultural do evento.