De 30 de junho a 10 de julho, o Teatro Guaíra, em Curitiba, recebe a 63ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Com o tema “Viva o Folclore”, o evento conta com 16 apresentações inéditas de danças, cantos e trajes típicos de 12 países, incluindo Brasil, Alemanha, Japão e Ucrânia. A realização é da Associação Interétnica do Paraná (Aintepar).
A abertura oficial será com a Orquestra de Câmara de Curitiba, sob direção de Winston Ramalho, interpretando músicas tradicionais de nove nações. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do festival.
No dia 21 de junho, ocorre o tradicional desfile folclórico, a partir das 11h, no calçadão da Rua XV de Novembro, com saída da Praça Santos Andrade rumo à Praça Osório.
Criado em 1959 e incluído no calendário oficial do Estado nos anos 1980, o festival destaca a contribuição das etnias na formação cultural do Paraná. Mais de duas mil pessoas participam das apresentações.
Serviço
63ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná
Data: de 30 de junho a 10 de julho
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)
Endereço: Praça Santos Andrade, s/n
Ingressos: Inteira: R$ 70 (setenta reais) meia-entrada R$ 35.
Vendas pela bilheteria ou pelo site https://www.ingressonacional.com.br/evento/31185/63-festival-folclorico-e-de-etnias-do-parana
Classificação etária: Livre
Mais informações em: https://festivalfolclorico.com.br/
Acompanhe o Instagram: @festivalfolcloricodoparana
*PROGRAMAÇÃO*
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 2h
30 de junho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Polonês Junak Sociedade União Juventus;
1º de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda; Grupo Siciliano Isola Del Sole e Grupo Folclórico Raízes de Bolívia;
02 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis e CTB Querência Santa Mônica – Folclore Brasileiro;
03 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia e Folclore Grego Neoléa do Paraná;
04 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Piccola Itália e Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat;
05 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná;
06 de julho de 2025 – 19h30 – Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkei-Curitiba;
07 de julho de 2025 – 20h – Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná;
08 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade;
09 de julho de 2025 – 20h – Grupo Folclórico Ucraniano Poltava;
10 de julho de 2025 – 20h – Folclore Ucraniano Barvinok