13 de setembro, 2024

Guatupê e Guaratuba: Paranaenses até no nome!

🎤🎶 Se para você Guatupê é apenas o nome de um bairro de São José dos Pinhais onde fica um quartel e Guaratuba é uma cidade do litoral para passar o verão, então vamos apresentar uma dupla que tem uma história bem enraizada na música caipira daqui!

🎸 José Renato Félix, conhecido carinhosamente como Guatupê, é de Uraí, no interior do estado, enquanto Bernardino Viana, o Guaratuba, é da Califórnia (não dos Estados Unidos, mas do nosso interior também).

A dupla se encontrou em 1979 e já se destacou no histórico Festival Arizona (de novo, nada a ver com os Estados Unidos aqui), um evento grandioso produzido em 1980 pelo Canal 6, antigo nome da CNT. E não é que a dupla estava afinada e foi a primeira? 🎉 Não foi fácil não: eles ganharam de 375 duplas sertanejas na parada!

🏆 O prêmio foi gravar um LP pela famosa gravadora Chantecler, lar de gente grande como Benito di Paula! Desde o disco de estreia, Cheiro de Viola, a dupla gravou muitos outros, imortalizando sua história na música caipira nacional!

Na imagem principal você a nova formação da dupla, e na imagem de dentro do post, a formação original que deu origem a história que contamos nesse post.

Sertanejo raiz 100% paranaense! 🌾🎵 Também, com um nome desses, quem duvidaria de suas origens?

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Música caipira
A origem da viola: o coração da música caipira
Who Do We Think We Are, a brilhante e desconhecida despedida da MKII do Deep Purple
Precisamos falar sobre Hot Space, do Queen, não é mesmo?
Mike Oldfield, com 19 anos, desbancou todo mundo em 1973 com Tubular Bells
Vale a pena ouvir Exercices (1972), do Nazareth?
Lay Down, Stay Down: uma história de desejo sob a ótica do Deep Purple