Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Inflação brasileira vem melhor que o esperado enquanto a americana pior

Um dos principais dados econômicos foi divulgado nesta manhã de sexta-feira (26/05/2023) a inflação norte americana, que por sua vez veio pior que o esperado. No Brasil dado da inflação que foi divulgado na tarde de ontem teve um aumento de 0,51% no mês de Maio enquanto era aguardado 0,64%. Já nos EUA era esperado um aumento de 0,3% e realizou-se 0,4% o que trouxe o sentimento de preocupação para as bolsas. Nesse momento índices americanos estão operando com uma leve alta na casa dos 0,8%, no Brasil nosso índice Ibovespa opera em alta de 1,2% e o Bitcoin operando na casa dos 0,6%.

Mas você sabe o que é e os efeitos da inflação na nossa economia?

A inflação é o aumento geral e contínuo dos preços de bens e serviços em uma economia ao longo do tempo. Ela pode ter vários efeitos, tanto positivos quanto negativos, sobre os indivíduos, empresas e a economia como um todo. Aqui estão alguns dos efeitos mais comuns da inflação:

  1. Redução do poder de compra: Com a inflação, o dinheiro perde seu valor ao longo do tempo. Isso significa que a mesma quantidade de dinheiro compra menos bens e serviços. Os consumidores experimentam uma redução no poder de compra, pois precisam gastar mais para adquirir os mesmos itens.
  2. Redistribuição de renda: A inflação pode afetar diferentes grupos de forma desigual. Normalmente, aqueles com menor renda são mais prejudicados, pois uma maior proporção de seus ganhos é gasta em itens essenciais, cujos preços podem aumentar mais rapidamente. Isso resulta em uma redistribuição da renda em favor daqueles com ativos ou investimentos que podem acompanhar a inflação.
  3. Impacto sobre os investimentos: A inflação afeta os investimentos de diversas maneiras. Por exemplo, investimentos em ativos fixos, como títulos de renda fixa, podem ter seu valor real reduzido, uma vez que a inflação diminui o poder de compra do dinheiro futuro. Por outro lado, investimentos em ativos reais, como ações ou imóveis, podem ser mais valorizados, pois seus preços tendem a aumentar com a inflação.
  4. Incerteza econômica: A inflação alta pode gerar incerteza econômica, pois dificulta a tomada de decisões de longo prazo. Empresas podem ter dificuldades em planejar investimentos, contratar pessoal ou definir preços, uma vez que os custos estão em constante aumento. Isso pode levar a uma redução na atividade econômica e no crescimento.
  5. Aumento dos custos de empréstimos: Quando há inflação, os bancos centrais tendem a elevar as taxas de juros para controlar a demanda e o aumento dos preços. Isso pode levar a um aumento dos custos dos empréstimos, tornando mais caro para as empresas e os indivíduos obter financiamento. Isso pode desacelerar o consumo e o investimento, afetando negativamente a economia.

É importante ressaltar que a inflação moderada e controlada pode ser benéfica para a economia, pois indica um certo nível de crescimento e estímulo à atividade econômica. No entanto, altas taxas de inflação podem ter impactos negativos significativos, afetando a estabilidade econômica e o bem-estar das pessoas.

Sobre o colunista

Compartilhe

outros conteúdos

Justin Bieber anuncia lançamento do álbum “SWAG II” para 5 de setembro
McDonald’s lança campanha do McLanche Feliz com bonecos TinyTAN do BTS
Fifth Harmony faz retorno surpresa após 7 anos em show dos Jonas Brothers 
Taylor Swift deve vir ao Brasil para jogo da NFL em São Paulo
Jung Kook, do BTS, bate recorde histórico no Spotify com “Seven”
Lady Gaga deve trazer a turnê The MAYHEM Ball ao Brasil em 2026