Foto: Daniel Castellano / SMCS
Na noite de quinta-feira (5/12), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado da cônsul da Itália, Eugenia Tiziana Bérti, participou da última apresentação da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, realizada no Largo das Óperas, nas Ruínas de São Francisco. A atração faz parte do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 e homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Além de La Traviata, a programação do Largo das Óperas incluiu apresentações de La Bohème, de Puccini, e será concluída com O Elixir do Amor, de Donizetti, com sessões nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.
Cultura para todos
Greca destacou a importância de eventos culturais como forma de integrar a comunidade. “É uma linda missão de cidadania ocupar a cidade com cultura, trazendo famílias para celebrar juntos, valorizando nossa história e espantando qualquer sombra de mal”, declarou. Ele também lembrou de sua falecida esposa, Margarita Sansone, e da paixão dela por Verdi.
A cônsul italiana, Eugenia Bérti, celebrou a oportunidade de compartilhar a obra de Verdi com o público curitibano e agradeceu à Prefeitura pela realização do evento.
Óperas em um cenário único
O diretor Ricardo Trento, da Unicultura, afirmou que trazer música erudita para as Ruínas de São Francisco foi um sonho realizado. “Existe um anseio por música de qualidade, e o Largo das Óperas proporciona isso de forma democrática e emocionante para todas as idades”, afirmou.
As versões compactas das óperas italianas são encenadas ao lado de uma árvore de luz de 12 metros, criando um cenário mágico e acolhedor. Em caso de chuva, as apresentações são transferidas para a Galeria das Ruínas.
Sobre La Traviata
Baseada em uma história real, a ópera narra o romance entre Violetta Valéry, uma jovem da alta sociedade parisiense, e Alfredo Germont, um burguês. A trama aborda os desafios do casal diante da pressão social e culmina no drama pessoal de Violetta.
Próximas apresentações
A sequência de óperas será concluída com O Elixir do Amor, de Donizetti, com sessões nos dias 6 e 7 de dezembro, às 20h, e no dia 8, às 19h.