Foto: Reprodução
Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo um balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024. Este é o novo RG!
. Quais são os principais benefícios da nova Carteira de Identidade Nacional?
De acordo com o Ministério, a nova CIN traz várias vantagens, como:
- Redução de fraudes;
- Melhorias nos cadastros administrativos;
- Qualificação do acesso a serviços públicos digitais, proporcionando um acesso mais seguro por meio da conta Ouro no Gov.br, que oferece mais de 4,5 mil serviços digitais.
Até quando os brasileiros têm para trocar o documento pela nova identidade?
Todos os brasileiros têm até o ano de 2032 para realizar a troca do documento pela nova CIN. O Ministério reforça que a primeira via da nova carteira é gratuita.
Onde a nova Carteira de Identidade Nacional está sendo emitida?
Atualmente, a nova CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Mais informações sobre como emitir o documento estão disponíveis no site: gov.br/identidade.
O que é a Infraestrutura Pública Digital (IPD) anunciada pelo Ministério?
A Infraestrutura Pública Digital (IPD) é um projeto para automatizar os serviços públicos por meio de um sistema seguro e integrado. Segundo o Ministério:
- A IPD utilizará a base de dados da CIN e o sistema de identificação digital do Gov.br;
- Será composta por sistemas compartilhados e interoperáveis, construídos a partir de especificações e padrões abertos, garantindo acesso equitativo a serviços públicos e privados em larga escala.
Como a IPD vai melhorar o acesso aos serviços públicos digitais?
Com a IPD, o Gov.br poderá oferecer informações personalizadas de acordo com o perfil do usuário. Por exemplo:
- Se a pessoa acessando tiver 18 anos, a plataforma poderá fornecer informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou como obter a carteira de motorista;
- Se o usuário for um idoso, o sistema poderá informar sobre aposentadoria ou concessão de benefícios.
Qual é o objetivo final do projeto de Infraestrutura Pública Digital?
O principal objetivo é criar um sistema seguro, moderno e automatizado que facilite o acesso aos serviços públicos. A proposta busca garantir mais eficiência e personalização, além de atender melhor os diferentes perfis de cidadãos brasileiros.
Como fazer a CIN no Paraná?
- A 1ª Via da CIN é GRATUITA para quem nunca solicitou a CIN no Paraná ou em outro Estado da Federação. A 2ª Via da CIN no Paraná possui o custo de R$ 47,02.
- O prazo para entrega da CIN é de 5 a 20 dias úteis, dependendo da unidade que foi escolhida para retirada do documento.
- Confira aqui as unidades de atendimento.
- Você será avisado por mensagem de texto no celular (SMS) quando a CIN estiver pronta.
- Verifique aqui as condições para retirada do documento.
- A CIN será expedida em papel de segurança (cédula) e em formato digital disponível no serviço GOV.BR após a expedição do modelo físico.