Foto: Bruno Slompo/CMC
- O Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi iluminado de azul entre os dias 28 de julho e 2 de agosto. Esta ação visou conscientizar a população sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, comemorado globalmente no dia 30 de julho. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, com o intuito de destacar a gravidade da violação dos direitos humanos e prestar apoio às vítimas desse crime.
Definição e Consequências do Tráfico de Pessoas
- Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, o tráfico de pessoas é uma grave violação dos direitos humanos. Este crime inclui o agenciamento, aliciamento, recrutamento, transporte, transferência, compra, alojamento ou acolhimento de indivíduos, com a finalidade de exploração sexual ou submissão a condições de trabalho análogas à escravidão. Além disso, essa prática criminosa abrange a remoção de tecidos, órgãos ou partes do corpo, adoção ilegal e qualquer forma de servidão.
Apoio Institucional
- A iniciativa de realizar a iluminação em apoio à causa foi promovida pela Presidência da CMC, em colaboração com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, reforçando o compromisso das instituições na luta contra o tráfico de pessoas e na defesa dos direitos humanos.