Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Por que a Criança Precisa de Espaços Além da Escola?

O desenvolvimento infantil saudável está diretamente relacionado às diversas experiências que a criança vivencia no dia a dia. Quando falamos de uma rotina em tempo integral na escola, no mesmo ambiente, cercada pelo mesmo grupo de crianças e com adultos constantemente ditando o que ela deve fazer, observamos uma série de impactos negativos que podem prejudicar o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança.

Um dos principais problemas desse formato rígido é a limitação da criatividade e da autonomia. Em um ambiente onde as atividades são pré-determinadas e dirigidas o tempo todo, a criança tem poucas oportunidades de explorar o mundo ao seu redor de maneira espontânea. Sob supervisão constante e sem espaço para fazer escolhas, ela deixa de aprender a tomar decisões por conta própria, a enfrentar desafios e a criar suas próprias brincadeiras — habilidades essenciais para seu desenvolvimento como um indivíduo autônomo.

Outro ponto crítico é o impacto nas relações sociais. Estar sempre com o mesmo grupo de crianças pode restringir o aprendizado de convivência com diferentes personalidades e limitar a diversidade de interações. Por outro lado, ambientes mais abertos e livres, proporcionam experiências sociais mais ricas, onde a criança pode aprender a lidar com diferentes situações e ampliar sua empatia ao conviver com contextos variados.

Além disso, o contato constante com a natureza oferece um ambiente de liberdade e infinitas possibilidades. Ao conviver em um espaço naturais e criativos, a criança é incentivada a criar suas próprias brincadeiras, utilizando elementos naturais e descobrindo o mundo em seu próprio ritmo. Nesses espaços, a autonomia surge de forma natural, pois a criança tem a liberdade de explorar.

O contato com a natureza também traz benefícios para a saúde física das crianças. Pesquisas mostram que brincar ao ar livre reduz os níveis de estresse, melhora a concentração e promove um equilíbrio maior. O ambiente natural estimula os sentidos, promove o movimento livre e é fundamental para o desenvolvimento motor e para a saúde mental.

Por outro lado, a escola em tempo integral proporciona um ambiente controlado, mas é essencial que as crianças também tenham o privilégio de conviver em espaços livres e com a natureza. Quintais como os da Casa Poppis oferecem a flexibilidade necessária para que a criança desenvolva sua autonomia e um senso de pertencimento.

O equilíbrio entre essas duas realidades — a escola e os ambientes livres — é o que permite que as crianças se tornem adultos mais conscientes, criativos e emocionalmente saudáveis.

Sobre o colunista

Compartilhe

outros conteúdos

Taylor Swift deve vir ao Brasil para jogo da NFL em São Paulo
Jung Kook, do BTS, bate recorde histórico no Spotify com “Seven”
Lady Gaga deve trazer a turnê The MAYHEM Ball ao Brasil em 2026
BTS faz transmissão surpresa e anuncia planos para comeback em 2026
Katy Perry é multada por gravação irregular em parque natural na Espanha
Taylor Swift anuncia lançamento de “The Life of a Showgirl” para outubro