O desenvolvimento infantil saudável está diretamente relacionado às diversas experiências que a criança vivencia no dia a dia. Quando falamos de uma rotina em tempo integral na escola, no mesmo ambiente, cercada pelo mesmo grupo de crianças e com adultos constantemente ditando o que ela deve fazer, observamos uma série de impactos negativos que podem prejudicar o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança.
Um dos principais problemas desse formato rígido é a limitação da criatividade e da autonomia. Em um ambiente onde as atividades são pré-determinadas e dirigidas o tempo todo, a criança tem poucas oportunidades de explorar o mundo ao seu redor de maneira espontânea. Sob supervisão constante e sem espaço para fazer escolhas, ela deixa de aprender a tomar decisões por conta própria, a enfrentar desafios e a criar suas próprias brincadeiras — habilidades essenciais para seu desenvolvimento como um indivíduo autônomo.
Outro ponto crítico é o impacto nas relações sociais. Estar sempre com o mesmo grupo de crianças pode restringir o aprendizado de convivência com diferentes personalidades e limitar a diversidade de interações. Por outro lado, ambientes mais abertos e livres, proporcionam experiências sociais mais ricas, onde a criança pode aprender a lidar com diferentes situações e ampliar sua empatia ao conviver com contextos variados.
Além disso, o contato constante com a natureza oferece um ambiente de liberdade e infinitas possibilidades. Ao conviver em um espaço naturais e criativos, a criança é incentivada a criar suas próprias brincadeiras, utilizando elementos naturais e descobrindo o mundo em seu próprio ritmo. Nesses espaços, a autonomia surge de forma natural, pois a criança tem a liberdade de explorar.
O contato com a natureza também traz benefícios para a saúde física das crianças. Pesquisas mostram que brincar ao ar livre reduz os níveis de estresse, melhora a concentração e promove um equilíbrio maior. O ambiente natural estimula os sentidos, promove o movimento livre e é fundamental para o desenvolvimento motor e para a saúde mental.
Por outro lado, a escola em tempo integral proporciona um ambiente controlado, mas é essencial que as crianças também tenham o privilégio de conviver em espaços livres e com a natureza. Quintais como os da Casa Poppis oferecem a flexibilidade necessária para que a criança desenvolva sua autonomia e um senso de pertencimento.
O equilíbrio entre essas duas realidades — a escola e os ambientes livres — é o que permite que as crianças se tornem adultos mais conscientes, criativos e emocionalmente saudáveis.