Foto: Arquivo Detran/PR
Mais Facilidade e Conforto para Motoristas no Paraná
O Detran-PR encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que promete modernizar os serviços de exames médicos e psicológicos para habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, enviada nesta segunda-feira (2/12), busca oferecer mais praticidade, conforto e transparência aos motoristas paranaenses.
Exames Mais Próximos ao Motorista
Entre as mudanças mais significativas está a adoção do georreferenciamento para o agendamento dos exames. Com isso, o motorista poderá realizar os testes em clínicas próximas de sua localização, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Atualmente, apenas clínicas em cerca de 100 municípios que possuem Ciretrans estão credenciadas para oferecer o serviço.
Com a reformulação, clínicas de todos os 399 municípios do Paraná poderão se credenciar para realizar os exames, ampliando a oferta de serviços e garantindo que os motoristas tenham acesso às cinco opções mais próximas do seu endereço.
Fim das Taxas para Reteste
O projeto também prevê a isenção de taxas para retestes em casos de exames inconclusivos, como médicos, psicológicos e de aptidão mental. Para garantir a isenção, o motorista deve retornar à clínica dentro de um prazo de 30 dias corridos. Essa medida busca evitar cobranças indevidas, como explicou o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado:
“Antes, as pessoas esqueciam, por exemplo, os seus óculos e precisavam voltar pagando uma nova taxa. Vamos mudar isso.”
Atualização de Taxas e Tolerância de Atrasos
Outra proposta do projeto é a atualização das taxas de exames, que permanecem inalteradas desde 2011. As novas tabelas seguirão referências nacionais. Além disso, será implementada uma tolerância de 10 minutos para atrasos, com o objetivo de reduzir conflitos e remarcações, tornando o atendimento mais eficiente.
Modernização do Sistema
A modernização também prevê a publicação de um novo edital para o credenciamento de clínicas, garantindo a inclusão de mais municípios no sistema de exames. Isso elimina a necessidade de motoristas viajarem para cidades vizinhas apenas para realizar testes.
Benefícios Esperados
- Redução de deslocamentos com exames próximos ao endereço do motorista.
- Maior acessibilidade com o credenciamento de clínicas em todos os municípios do estado.
- Isenção de taxas para retestes em casos de exames inconclusivos.
- Modernização do sistema com uso de georreferenciamento.
- Melhoria no atendimento com maior tolerância para atrasos.