14 de abril, 2024

Super semana no mercado financeiro

Super semana no mercado financeiro. Essa semana teremos nada mais, nada menos do que todos os principais dados econômicos do mundo financeiro em uma única semana. Começando quarta-feira teremos taxa-alvo de fundos Fed, quinta-feira vamos ter a divulgação do PIB dos EUA e na sexta-feira teremos dados da inflação norte-americana sendo divulgada às 09:30.

Nossa expectativa é que tenhamos bons dados econômicos essa semana, impulsionando todo mercado de renda variável pra cima. Contudo, nada é garantido e a ordem é monitorar o mercado essa semana.

O Federal Reserve (Fed) trará boa expectativa para o segundo semestre caso encerre o ciclo de aperto monetário que elevou os juros de 0% em março de 2022 para a casa dos 5% em 10 ajustes consecutivos.

Jerome Powell concederá uma coletiva de imprensa na quarta-feira, onde trará uma mensagem que pode ser positiva ou não. Quase 100% das apostas para a decisão no dia 26 de julho estão concentrados e, elevação da taxa em 0,25%, de 5,25% para 5,50%. Entretanto, esse número pode mudar radicalmente se Powell revelar um Fed mais intransigente com o cumprimento a meta de inflação de 2%.

A importância desse próximo encontro cresce em função do conjunto de sinais que a instituição pode emitir e sua repercussão, capaz de mexer com o apetite dos investidores ao risco e, portando, com o comportamento dos ativos financeiros do mundo inteiro e principalmente com as bolsas.

Sobre o colunista

Maurício Barreto

Bacharel em Administração, investidor, professor, pagador de impostos de CNPJ, apaixonado por economia e pelo mundo dos investimentos.

Compartilhe

outros conteúdos

Celebração Antecipada: O Ano Positivo nos Mercados Financeiros e as Oportunidades Natalinas para Investidores
Semana Financeira: Otimismo e Bitcoin em Alta.
A guerra e seus impactos na bolsa
Dia de grande importância no cenário econômico global
Semana Financeira: Os Principais Destaques
Por que o Ibovespa atinge maior sequência de quedas em toda historia