Foto: Reprodução
O IMT encerrou a gestão com um saldo positivo em iniciativas que consolidaram Curitiba como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Entre os marcos, a cidade recebeu um troféu em Londres como uma das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025, sendo a única brasileira na lista da editora Lonely Planet, destacada por suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e compromisso com a sustentabilidade.
Quais ações reforçaram Curitiba como um Destino Turístico Inteligente (DTI)?
Curitiba integra o programa nacional de DTI, com ações como o lançamento do aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão, que inclui recursos para pessoas com deficiência visual, melhorias na acessibilidade do Jardim Botânico e Bosque Alemão, além de áudio-guia na Torre Panorâmica. Essas iniciativas promovem inovação e inclusão no turismo da cidade.
Como Curitiba se destacou no setor de eventos e shows nos últimos anos?
Com a redução da alíquota de ISS de 5% para 2%, o número de shows cresceu 10%, atraindo grandes artistas como Paul McCartney, Coldplay e Bruno Mars. Além disso, Curitiba tornou-se a terceira cidade mais procurada do Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos, sediando grandes eventos como o Smart City Expo Curitiba e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) 2024.
Qual foi o impacto do evento Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais?
Entre 2017 e 2023, o público do evento cresceu 566,7%, atingindo mais de 2 milhões de espectadores em 2023. Além de oferecer 300 dias de atrações gratuitas, o evento gerou R$ 100 milhões em movimentação econômica, atraindo 311 mil turistas em 2023, um aumento significativo em relação aos R$ 53 milhões e 62,4 mil turistas de 2017.
Quais inovações foram implementadas nos pontos de atendimento ao turista em Curitiba?
O IMT revitalizou o CAT Jardim Botânico, ampliando a loja #CuritibaSuaLinda de 15,94m² para 60m² e melhorando a acessibilidade. Além disso, Curitiba ganhou duas unidades móveis de promoção turística e novas conexões aéreas internacionais, como os voos Curitiba-Lima pela Latam.
Como a Linha Turismo evoluiu nos últimos anos?
A Linha Turismo transportou 3,1 milhões de passageiros entre 2019 e 2024, ampliou seu trajeto, introduziu informações em mais idiomas, além de cartões de embarque digitais e promoções tarifárias, como passagens a R$ 6 na primavera, promovendo o turismo acessível e sazonal.
Que impacto os eventos sazonais e a revitalização de espaços turísticos tiveram na cidade?
Eventos como o Festival Sabores do Pinhão e o Inverno Curitiba atraíram visitantes, enquanto a modernização da Torre Panorâmica e das barracas da Feira do Largo da Ordem aumentaram a atratividade da cidade.
omo Curitiba promoveu a integração com a Região Metropolitana no turismo?
A Prefeitura intensificou campanhas publicitárias no mobiliário urbano, promovendo os pontos turísticos da Região Metropolitana de Curitiba e fortalecendo a integração regional.
O que traz o Plano Municipal de Turismo 2024-2030?
O plano visa transformar Curitiba em um destino turístico inteligente até 2030, com 170 ações que abrangem hospitalidade, qualificação profissional e valorização de artesãos e artistas locais, consolidando inovação, sustentabilidade e inclusão.
Como Curitiba se tornou referência em capacitação no setor de turismo?
O Liceu de Ofícios Criativos, criado em 2020, ofereceu 662 cursos até 2024, impactando 24.785 pessoas. Já a Escola de Turismo de Curitiba promoveu 97 cursos e tours, beneficiando 1.938 alunos, fortalecendo a cultura local e o setor turístico.