17 de abril, 2024

Um pouco da história de Curitiba no seu aniversário de 330 anos

Foto: Divulgação/Fecomércio-PR

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje mundialmente conhecida como Curitiba.

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, determinando aos habitantes que tivessem cuidado com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.

Fonte: Internet

Compartilhe

Precisamos falar sobre Hot Space, do Queen, não é mesmo?
Será que é verdade que ser bonzinho é ruim pra nossa vida?
Ana Hickmann é o centro das atenções na feira de beleza!
Maurício Mattar anuncia sua quarta neta aos 60 anos
Golden Ball: sua empresa pode estar jogando fora bons clientes
Camila Queiroz e Klebber Toledo fazendo turismo no Japão