14 de abril, 2024

Você já ouviu falar em Tecnologia RTLS ?

Certamente você já escutou ou conhece algo sobre IoT que é a famosa tecnologia das coisas, acontece que poucos sabem que essa tecnologia é bem abrangente e que ela só por sim não faz nada, de forma muito simples de se dizer, o IoT é conceito como se fosse uma junção de vários outros tipos de tecnologias que juntas ou conectadas fornecem informações e interligam equipamentos.

Para muitas casas e até empresas pelo mundo o IoT já está presente, no Brasil para variar as coisas andam um pouco mais devagar principalmente no mundo corporativo, onde outra sigla é premissa para qualquer tipo de investimento “ROI” ! O retorno sobre o investimento, se falarmos em soluções que são comercializadas em dólar ou até euro então o buraco fica ainda mais embaixo.

Mas o que tem haver, IoT com ROI e RTLS ?

Ocorre que o conceito RTLS que é a localização de pessoas e ativos em tempo real, principalmente no ambiente Indoor é uma das tecnologias que integram o roll do IoT, sendo essas voltadas para monitoramento e que podem gerar além de localização indoor de até 50 cm de precisão, como também em muitos casos melhoram a produtividade de muitas empresas. Porém como calcular o ROI sobre uma tecnologia sem referências?

Grandes empresas que já sabem que essa tecnologia oferece apostam que ela vai mudar a forma de planejar, organizar e acompanhar desde operações fabris como grandes operações logísticas.

Saber em tempo real se sua operação está sendo produtiva, quanto porcento está deficitária, quanto pode perder de faturamento no dia se não ajudar a operação agora?

Eram desejos de muitos gestores por décadas e que hoje podem ser facilmente implementadas com a tecnologia RTLS / BLE.

Sobre o colunista

Marcelo Lonzetti

Pós graduado em MKT, executivo do mercado de Tecnologia, apaixonado por inovação e ações disruptivas.

Compartilhe

outros conteúdos

A Geração do TAG
A busca pelo disruptivo