14 de abril, 2024

5 Dicas simples para você virar o jogo em 2024

2024 chegou e com ele desafios conhecidos em uma página totalmente nova. Agora, sejamos francos: se você está perdendo no jogo da vida, no jogo profissional, no jogo amoroso, não adianta nada tentar as mesmas jogadas, os mesmos jogadores indefinidamente. É preciso mudar. Aqui vamos tatear um mundo em que você ganha habilidades que vão mudar o jeito que você enxerga o mundo e também o modo que o mundo te enxerga.

A boa notícia: só depende de você.
A má notícia: só depende de você.

⚠️ Ah, mas um aviso: isso aqui não é um texto de autoajuda. Não vou te tratar como criança, não sou sua babá. É um texto para adultos. Simples assim! ⚠️

Bora?

1- Leia 10 páginas de um livro por dia.
Essa é fácil e 98% da população não faz. Perde-se um mundo de conhecimento. E atenção: qualquer livro. Não precisa ser aqueles livros chatos, não. Qualquer livro. Ler muda tudo. Leia de tudo. Leia coisas que você concorda e coisas que você não concorda. Se você cumprir essa meta, simples, terá lido 2 livros de 150 páginas por mês. Isso dará 24 livros no ano!

Efeito prático: Você se tornará mais interessante. As pessoas gostam de pessoas com vasto repertório perto delas.

2 – Ouça um podcast da sua área de atuação por mês.
Podcast é igual cartinha Pokemon, tem tanto que a gente nem sabe o que tem. Mas isso é uma vantagem. É áudio. Você pode ouvir no ônibus, no carro, andando… coloca o fone e pronto! Os podcasts costumam ter duração de 1h a 3h. Por isso na nossa lista entra um episódio por mês. Ouça quantos minutos o seu trajeto permitir.

Efeito prático: Você se ficará antenado com as novidades da sua área de atuação e conseguirá contribuir no trabalho e chamar a atenção para futuras promoções. A maior parte dos seus colegas não ouve. Seu chefe, não ouve. Isso pode se tornar um diferencial.

3 – Aprenda um novo idioma.
Pronto, já estou até lendo o seu pensamento. Eu disse ser simples, e é. Use a tecnologia a seu favor. Aplicativos como o Duolingo são grátis e eles te ajudam no dia a dia. A maioria das ferramentas de trabalho vem em inglês, então, você não perde tempo, mostra qualificação e interesse. Você sabia que apenas 5% dos brasileiros fala inglês e apenas 1% tem fluência? Olha o diferencial aí!

Efeito prático: Você se destaca frente a 95% dos colegas. Mostra que é um profissional diferenciado.

4 – Cuide de você apenas caminhando.
De nada adianta você ser o mestre dos idiomas, versar sobre vários assuntos se não tiver saúde para o próximo nível do jogo. Ande. Claro, muito melhor fazer exercícios físicos com frequência, ter uma dieta balanceada indicada por um nutricionista, mas, sabemos que o mundo nunca é cor de rosa como se pinta, então… apenas ande. Prefira escadas ao elevador. Prefira estacionar algumas quadras mais distante, descer do ônibus um pouco mais longe. Essa dica super simples muda tudo na sua saúde.

Efeito prático: Você se sentirá mais disposto, menos cansado e assim terá uma vida profissional e social muito melhor.

5 – Tenha o momento gratidão.
Não, não é uma coisa holística, nem simpatia ou algo assim. É psicológico. Nossos padrões mentais são a base da nossa qualidade de vida. Quando pensamos de maneira positiva, irradiamos positividade. Então, pense: você gosta de ficar ao lado de pessoas negativas ou positivas? É assim que é. Então, marque um compromisso com você mesmo, algo como toda segunda-feira às 20h e tenha o seu “momento gratidão“. Em um caderno, anote tudo de bom que aconteceu com você na semana. Nossa mente muda tende a dar mais importância a uma crítica do que 10 elogios. Cabe a nós mudarmos esse padrão. Nesse caderno agradeça por coisas cotidianas como “a refeição” ou a saúde, além, é claro, de coisas fora do comum.

Efeito prático: Você se tornará uma pessoa de quem os outros gostam de estar perto. Isso abre um mundo de possibilidades.

Gente, garanto:
É tudo muito simples.
Basta você fazer, dar o primeiro passo. Não desistir.

Ah, não fiz hoje.
Faz o dobro amanhã.
Não arrume desculpas.
Faça e ano que vem, corre aqui me contar o resultado.

Sobre o colunista

Ediney Giordani

Jornalista, xoxial mídia, blogueiro, podcasteiro, escrevinhador de livros, pagador de promessas e impostos. Chão de Fábrica na KAKOI Comunicação.

Compartilhe

outros conteúdos

Convite para o homem mais poderoso do mundo conhecido
A amizade, a fidelidade e a semana santa
A importância dos Processos e a rosa
Quem é teu amigo?
E se você ganhar na Mega-Sena hoje?
Por que João foi demitido e José não?