Como o guru da estratégia corporativa destaca as vantagens nos negócios
Por Francisco Tramujas
Michael Porter é sem dúvida um dos autores que mais admiro quando o tema é estratégia. Em seu livro “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior”, Porter explora os fundamentos da vantagem competitiva e como as empresas podem alcançá-la.
Para vender mais para novos clientes, muitas das ideias de Porter podem ser aplicadas, especialmente em relação à criação e sustentação de vantagens competitivas. Aqui estão alguns princípios gerais baseados no pensamento de Michael Porter:
- Diferenciação do Produto/Serviço
Ofereça produtos ou serviços únicos que se destaquem no mercado.
Destaque características exclusivas que são valorizadas pelos clientes. - Foco no Nicho de Mercado
Concentre-se em um segmento específico do mercado e adapte seus produtos/serviços para atender às necessidades desse nicho.
Isso pode envolver uma abordagem geográfica específica ou a segmentação com base em características demográficas. - Inovação Contínua
Mantenha-se à frente da concorrência por meio de inovação constante.
Esteja atento às mudanças nas preferências dos clientes e nas tecnologias emergentes. - Relacionamento com o Cliente
Desenvolva relacionamentos sólidos com os clientes para construir lealdade.
Ofereça um excelente serviço ao cliente para criar uma experiência positiva. - Estratégia de Entrada no Mercado
Avalie cuidadosamente a melhor forma de entrar em novos mercados.
Considere parcerias estratégicas, joint ventures ou estratégias de marketing agressivas. - Análise da Cadeia de Valor
Analise a cadeia de valor da sua empresa para identificar atividades onde você pode obter vantagens competitivas.
Foque em áreas-chave que agregam valor ao cliente. - Adaptação às Mudanças Ambientais
Esteja atento às mudanças no ambiente de negócios e ajuste suas estratégias conforme necessário.
Flexibilidade é fundamental para a adaptação a novas condições de mercado.
As estratégias destacadas por Porter podem ser aplicadas tanto para conquistar novos clientes como para mantê-los. Aplicação prática dessas estratégias pode variar dependendo do setor, do mercado e das condições específicas da companhia, porém é um belo ponto de partida.