Como o guru da estratégia corporativa destaca as vantagens nos negócios
Por Francisco Tramujas
Michael Porter é sem dúvida um dos autores que mais admiro quando o tema é estratégia. Em seu livro “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior”, Porter explora os fundamentos da vantagem competitiva e como as empresas podem alcançá-la.
Para vender mais para novos clientes, muitas das ideias de Porter podem ser aplicadas, especialmente em relação à criação e sustentação de vantagens competitivas. Aqui estão alguns princípios gerais baseados no pensamento de Michael Porter:
- Diferenciação do Produto/Serviço
 Ofereça produtos ou serviços únicos que se destaquem no mercado.
 Destaque características exclusivas que são valorizadas pelos clientes.
- Foco no Nicho de Mercado
 Concentre-se em um segmento específico do mercado e adapte seus produtos/serviços para atender às necessidades desse nicho.
 Isso pode envolver uma abordagem geográfica específica ou a segmentação com base em características demográficas.
- Inovação Contínua
 Mantenha-se à frente da concorrência por meio de inovação constante.
 Esteja atento às mudanças nas preferências dos clientes e nas tecnologias emergentes.
- Relacionamento com o Cliente
 Desenvolva relacionamentos sólidos com os clientes para construir lealdade.
 Ofereça um excelente serviço ao cliente para criar uma experiência positiva.
- Estratégia de Entrada no Mercado
 Avalie cuidadosamente a melhor forma de entrar em novos mercados.
 Considere parcerias estratégicas, joint ventures ou estratégias de marketing agressivas.
- Análise da Cadeia de Valor
 Analise a cadeia de valor da sua empresa para identificar atividades onde você pode obter vantagens competitivas.
 Foque em áreas-chave que agregam valor ao cliente.
- Adaptação às Mudanças Ambientais
 Esteja atento às mudanças no ambiente de negócios e ajuste suas estratégias conforme necessário.
 Flexibilidade é fundamental para a adaptação a novas condições de mercado.
As estratégias destacadas por Porter podem ser aplicadas tanto para conquistar novos clientes como para mantê-los. Aplicação prática dessas estratégias pode variar dependendo do setor, do mercado e das condições específicas da companhia, porém é um belo ponto de partida.
 
								 
															 
															 
															 
								