Como está a sua eleição na campanha profissional?

Já parou para pensar na semelhança entre uma campanha eleitoral e a sua vida no mercado de trabalho? Em como você precisa conquistar os votos necessários para se eleger a cargos e salários melhores?

Trabalhar em uma campanha é uma das experiências mais interessantes que se tem conhecimento, é mais ou menos como torcer pelo seu time do coração, mas ao contrário do futebol, no caso das eleições muitos gols (votos) dependem de você. E no trabalho é exatamente assim.

Deixemos de lado para o devaneio se o candidato é pior, ou melhor, não é disso que trata o post. Pensemos apenas em defender alguém que você conhece pouco, mas que tem em seu plano de governo aquilo que você considera o melhor para a sua vida. Aí começa a sua parte, convencer familiares, amigos, parentes e até mesmo pessoas que estão torcendo por outro “time” a virem com você nesta empreitada. No dia a dia do trabalho é quase o mesmo. Há um chefe, um supervisor que você mal conhece e ainda assim, precisa torcer por ele, afinal, o sucesso dele irá refletir exatamente em você!

É assim também no nosso dia a dia nas empresas. Pense no seu departamento: há pessoas que trabalham com você, desempenhando as mesmas funções que você e ambos (ok, é mundo perfeito) querem o desenvolvimento e o sucesso da empresa, mas por algum motivo o eleito (promovido) foi seu colega e não você. Sou mais feio? Não tenho carisma? Deveria ter me empenhado mais? Fiz as alianças erradas?

São muitas as variáveis que devem ser consideradas, mas a resposta para todas elas é a mesma: seu colega foi e você ficou.

Como ganhar a próxima eleição?
Afinal tem aquele carinha que chegou no mês passado e já está arrancando elogios calorosos da chefia. Será que ele vai também te deixar para trás?

Para que você também tenha sucesso em sua eleição pessoal na empresa seguem algumas dicas tiradas das eleições, mas lembre-se:
prometer o que não pode cumprir pode comprometer seu “futuro político”:

✓ Tenha um plano de governo;
⁃ Chefes (eleitores) gostam de pessoas que sabem onde querem chegar e como querem chegar. Saiba números, datas, planos e com que equipe espera contar para isso.

✓ Faça alianças;
⁃ As alianças servem para mostrar que você sabe trabalhar em equipe. Esteja sempre cercado dos melhores, mesmo e, principalmente, se eles forem até melhores que você. Aprenda, observe e sem nenhum constrangimento, imite. Sempre dê os devidos créditos. Isso aumenta sua credibilidade com o eleitorado.

✓ Faça as promessas certas para as pessoas certas.
⁃ Aqui não prego nenhum tipo de mentira, mas se você realmente quer ser promovido, deve fazer por merecê-lo, então, já tenha pronto um plano de como reduzir custos, aumentar produtividade. Depende apenas de você.

✓ Fuja de respostas polêmicas;
⁃ Vamos falar a verdade, de que importa para a sua empresa se você é contra ou a favor do casamento gay, se você é contra ou a favor do aborto. Tudo isso é pessoal e que salvo você esteja se candidatando ao cargo de bispo, pastor ou ministro de igreja vão só atrapalhar o seu dia a dia na empresa. As empresas, ainda que se mostrem profissionais, são comandadas por pessoas e seu dogmas.

✓ Tenha uma boa apresentação;
⁃ Esqueça a propaganda que diz que imagem não é nada e sede é tudo, é ao contrário. Imagem é tudo!
Vista-se bem.
Cheire bem!
Maquie-se bem!
Tenha um bom hálito, um bom papo e sorria sempre que possível. As pessoas fogem de gente mal-humorada, os eleitos são os que sorriem.

E era isso gente! Diquinhas que parecem absolutamente simples, mas que fazem toda a diferença em uma campanha eleitoral e com certeza farão na sua vida.

Sobre o colunista

Ediney Giordani

Jornalista, xoxial mídia, blogueiro, podcasteiro, escrevinhador de livros, pagador de promessas e impostos. Chão de Fábrica na KAKOI Comunicação.

Compartilhe

outros conteúdos

a alegria está nas pequenas coisas
A Magia das Pequenas Coisas: Encontrando Alegria no Cotidiano
Dependencia da tecnologia na vida
E se você sumir do seu celular?
Será que existe uma conspiração interplanetária para você se dar mal?
Você se compromete com aquilo que promete?
Será que existe mesmo a árvore dos problemas?
Que vê stories não vê corre.