Foto: José Fernando Ohgura/SMCS
Curitiba revoluciona mobilidade com integração e ônibus elétricos
Nos últimos oito anos, a gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel transformou o transporte coletivo de Curitiba. Com 40 novas linhas, integração temporal e formas modernas de pagamento, a cidade revitalizou terminais e estações-tubo, adquiriu 543 veículos (com mais 187 previstos até 2025), e iniciou uma nova era com a chegada dos primeiros ônibus elétricos.
Grandes obras, como o Ligeirão Norte/Sul e o Expresso Linha Verde-Atuba/Pinheirinho, reduziram o tempo de deslocamento, enquanto projetos como o novo Inter 2 e o Ligeirão Leste/Oeste prometem melhorar ainda mais a mobilidade.
A eletromobilidade avança com sete ônibus elétricos em operação e planos de aumentar a frota para 54 veículos em 2025. Com investimentos do Novo PAC e do KfW Bankengruppe, Curitiba segue sua meta de eletrificar 33% da frota até 2033 e 100% até 2050, alinhando-se ao PlanClima.
Além disso, a integração tarifária com a Região Metropolitana garante deslocamentos mais acessíveis para 3,2 milhões de passageiros mensais. Esse esforço reafirma Curitiba como referência nacional em transporte sustentável e eficiente.
Realizações no transporte coletivo e equipamentos urbanos
– Renovação de 62% da frota, com a compra de 730 novos ônibus.
– Inauguração do Terminal do Tatuquara (2020).
– Inauguração do Mercado Municipal Capão Raso onde era o Shopping Popular (2020).
– Revitalização da Rodoviária (2020).
– 22 terminais urbanos revitalizados (2017 a 2024).
– Gestão na pandemia – implantação do Regime Emergencial para manter o equilíbrio do Sistema de Transporte, sanitização de ônibus, terminais e estações-tubo, criação de linhas especiais para profissionais da Saúde e vacinação (2020-2022).
– 40 novas linhas de ônibus criadas entre 2017 e 2024: 242 linhas (total) e 15 milhões de passageiros/mês
– Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho na Linha Verde (2021)
– 53 integrações temporais ativadas entre linhas (2017 a 2024).
– Integrações temporais entre terminais Pinheirinho, Santa Cândida, Boqueirão com Sacolões e Armazéns da Família (outubro 2023).
– Integrações temporais entre os terminais Vila Oficinas e Barreirinha com Sacolões e Armazéns da Família (maio de 2024).
– 204 estações-tubo reformadas: 60% do total (2022 a 2024).
– Redução da passagem em 11 linhas fora do horário de pico (R$ 5): 49 mil pessoas beneficiadas/dia (2017 a 2024).
– O Urbs Móvel, ônibus itinerante, para levar os serviços do transporte coletivo, como confecção do cartão-transporte até a população (2020).
– Novos meios de pagamento: cartões de débito e crédito (2022).
– Implantação do EstaR digital (2020).
– Inauguração dos SmartPark São Francisco, Jardim Botânico e Campina do Siqueira (2021).
– Lançamento do Curitiba +, cartão pré-pago mais barato e ilimitado para o uso fora do horário de pico (2023).
– Inauguração das Lojas #CuritibaSuaLinda, administradas pela Urbs: Palacete Wolf (2018), Torre Panorâmica (2018), Mercado Municipal (2019), Espaço Cultural David Carneiro (2019), Jardim Botânico (2020), Shopping Estação (2021), Memorial Paranista (2021), Aeroporto (2024).
– Início dos testes com táxis elétricos da Renault (2023).
– Início dos testes com ônibus elétricos (2023).
– Totens de atendimento nas Ruas da Cidadania e recarga de cartão-transporte com cartão de débito e crédito em terminais (2022).
– #CuritibaSuaLinda inicia vendas pela internet (2023).
– Inauguração do trajeto completo da linha Ligeirão Norte/Sul (38 km), entre Santa Cândida e Pinheirinho.
– Curitiba e BNDES dão início aos trabalhos para estruturação e modelagem da nova concessão do transporte coletivo de Curitiba (2024).
– Inauguração da loja-tubo itinerante #CuritibaSuaLinda (2024).
– 1ª estação sustentável Prisma Solar Agrárias do Novo Inter 2 (2024).
– Compra dos primeiros ônibus elétricos (2024).
– Retomada da linha Barreirinha/São José e implantação da linha Roça Grande/Solar (2024).
– Integração entre SmartPark e o Terminal Campina do Siqueira (2024).
– Início da circulação dos primeiros sete ônibus elétricos nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário) e Água Verde (2024).
-Assinatura do contrato com o BNDES para estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena.