4 de março, 2024

A grande estrela da empresa é (ou deveria ser) o trabalho em equipe

Entender o que o seu colaborador espera de você é tão importante quanto o contrário, e isso faz toda a diferença no seu dia a dia no trabalho.

Entender como funciona o trabalho em equipe, como se portam as pessoas quando expostas a pressão pelos prazos e como elas se comportam ao se depararem com um colega de trabalho pouco receptivo ao trabalho de equipe pode não ter impacto imediato na vida da empresa, mas no final é o que definem o sucesso ou não de um negócio.

Para continuarmos esta discussão partamos do princípio que todos farão o seu melhor para a empresa e neste “melhor” está o talento para o trabalho, a dedicação para com a empresa e claro, o trabalho em equipe.

O trabalho em equipe, se permitem uma sugestão, deve ser a estrela da sua empresa.

Com isto em mente e funcionando, a empresa pode simplesmente dobrar esforços de uma hora para outra, pode, por exemplo, abdicar de um colaborador que por motivos diversos teve que se ausentar sem a locomotiva chamada produção não pode parar.

Tudo o que foi dito nas linhas acima parecem coisas corriqueiras, infelizmente, não é o que se vê no dia a dia das corporações.

Pessoas melindradas, invejosas ou até mesmo inseguras com suas posições se esforçam em fazer apenas sua parte. Pouco importa quão necessária seja ajuda a um colega, quão importante é o projeto para a empresa. Esse tipo de pessoas simplesmente não se importa.

Cabe, portanto, aos gestores conduzir sua equipe de maneira a primar pela qualidade do trabalho e pelo trabalho em equipe. Essa é a grande sacada.

Uma velha, porém, certeira, frase diz que a equipe é a cara do gestor. Portanto, se na sua equipe há alguém mal educado, é porque o gestor ou foi, ou permitiu que isso acontecesse. Se a equipe prioriza a individualidade em detrimento da coletividade, a razão é a mesma.

Lembre-se: na individualidade vemos uma grande pessoa fazendo pequenos feitos.
Em grandes equipes, descobrimos grandes pessoas fazendo grandes feitos para todos, em que todos ganham.

Cabe a cada um de nós dar o nosso melhor.
Se trabalhar como pedreiro, ser o melhor pedreiro. Como motorista, o melhor motorista.
Temos que ser a cada dia melhores, não que os outros, mas, melhores que nós mesmos!

Sobre o colunista

Ediney Giordani

Jornalista, xoxial mídia, blogueiro, podcasteiro, escrevinhador de livros, pagador de promessas e impostos. Chão de Fábrica na KAKOI Comunicação.

Compartilhe

outros conteúdos

E se você ganhar na Mega-Sena hoje?
Por que João foi demitido e José não?
E se você for demitido hoje?
5 Dicas simples para você virar o jogo em 2024
Dicas de etiqueta para não errar no amigo secreto da empresa
Festa na empresa: como não fazer feio na frente dos colegas de trabalho