No Brasil, o marketing ainda carrega um estigma negativo. Para muitos, é visto como uma ferramenta para enganar, manipular, vender a qualquer custo.
Mas, será que essa visão está certa?
Seth Godin, um dos autores do tema que eu mais gosto, em seu livro “This Is Marketing”, nos ensinam que o verdadeiro marketing não é sobre gritar mais alto ou empurrar produtos goela abaixo dos consumidores. Ele afirma que o marketing é sobre “resolver os problemas de outras pessoas de uma forma que seja significativa para elas”. Ou seja, quando as marcas escolhem ser honestas com seus clientes, elas não apenas vendem produtos, mas criam conexões e relacionamentos duradouros.
A essência do marketing, segundo Godin, está na confiança e na empatia. Marcas fortes são aquelas que constroem uma base sólida de confiança com seus consumidores. Ao invés de tentar manipular ou enganar, elas se esforçam para ser autênticas, transparentes e consistentes, mostrando que entendem e respeitam os desejos e necessidades de seus clientes.
Aderir a esse marketing “do bem” não é apenas uma escolha de negócios; é uma escolha ética, que beneficia não apenas a sua marca, mas também os seus clientes. O futuro do marketing está na honestidade. E aqueles que entendem isso serão os que prosperarão.
Até semana que vem!