Então leia a seguir quais são as duas únicas formas disto acontecer
Esta é a primeira parte de uma coluna que nasceu para ser um pilar importante no auxílio a empreendedores e gestores que desejam casar teoria e prática para crescer o seu negócio.
Assim nasce a coluna Gestão & Negócios neste destacado portal e nada melhor do que trazer um tema atual e muito prático para a (o) empresária (o) e gestor (a).
O grande desafio das empresas que almejam crescer ou que buscam se manter competitivas no mercado tem como premissa quase sempre um único pensamento: “Preciso aumentar o faturamento da minha empresa”.
A frase acima é uma unanimidade entre empresárias (os) dos mais variados tipos de negócios e segmentos, e aumentar o faturamento é uma busca frequente entre empresárias (os), a minha resposta é sempre a mesma: “Só existem 2 (duas) formas de aumentar o faturamento da sua empresa”:
1° – Vender mais para o mesmo cliente ou
2° – Vender para mais clientes novos.
Desvendando o 1° (primeiro) item, de vender mais para o mesmo cliente
Quando falamos em vender mais para o mesmo cliente a referência esta em oferecer mais produtos e/ ou serviços para clientes que já compram ou compram da sua empresa.
Para esta prática os principais indicadores são: número de pedidos mensal do seu negócio e o ticket médio de vendas no período.
O número de pedidos é a quantidade de vendas que geraram nota e faturamento para a sua empresa no período enquanto o ticket médio é um termo que nem todos os empresários estão acostumados a ouvir.
Mas ticket médio é um indicador simples que dá como referência do quanto em média quanto cada cliente gasta quando compra da sua empresa.
Para as empresas que ainda não tem muito hábito de mensurar o ticket médio do seu negócio, a maneira mais fácil de chegar neste número é dividir o faturamento do mês pelo número de pedidos naquele período.
O resultado da divisão do faturamento mensal pelo número de pedidos no período chega ao indicador ticket médio. Saber o ticket médio do seu negócio é primordial para o planejamento da sua empresa pois é através deste número que é possível planejar se é possível e como poderia ser ampliado o faturamento da empresa aumentando o ticket médio.
Ou seja, se será possível crescer em receita o seu negócio sem precisar atrair um único cliente novo. Sua estratégia pode ser aumentar o faturamento somente aumentando a oferta de produtos a clientes que já compram da sua empresa.
Porém se no seu planejamento não é possível fazer com que o seu cliente gaste mais contigo, a única forma de crescer faturamento está na sua capacidade de atrair novos clientes.
Deste modo estamos falando do 2° (segundo) item, vender mais para clientes novos, então aqui a relação é voltada para as estratégias e canais utilizados para vender mais para clientes novos.
Em qual momento a sua empresa está? Para aumentar o faturamento do seu negócio seria mais fácil fazer com que os seus clientes comprem mais de você ou no seu planejamento faz mais sentido atrair novos clientes?
Na nossa próxima coluna vai detalhar melhor como ser assertivo em cada uma destas duas belas e únicas estratégias para qualquer negócio.