Há um ditado que diz:
“em boca fechada, não entra mosquito”
E é verdade. Manter a boca fechada é uma das principais qualidades que você pode ter no ambiente corporativo. É evidente que aqui não estou me referindo a dar opiniões, contribuir em reuniões ou explanar planos, não é isso!
Ficar calado é uma qualidade, principalmente quando se trata de fofocas no “rádio corredor”, conversas no cafezinho, diálogos privados pelo Whatsapp, e aqui também incluo o termo “boca fechada”.
Minha mãe me ensinou desde pequeno que quando não tivesse algo bom para dizer sobre uma pessoa, eu não deveria dizer nada. E você também deveria agir assim.
Como diria o eterno professor Tibúrcio: “Vamos pensar um pouco…”
Como o fato de sua colega estar ou não saindo com o chefe vai ajudar em sua carreira?
Ou se ela está usando um decote?
Ou se seu colega casado está tendo um caso?
Ou se alguém é homossexual?
Ou se a menina está grávida?
Enfim… são inúmeros os assuntos que podem desviar sua atenção do dia a dia. Acredite em mim, o código de ética em sua vida deve prever um filtro para essas conversas.”
Falando em filtro, vamos voltar à antiguidade com Sócrates. Ele já previu essa nossa tendência de falar demais e deixou para nosso deleite a sabedoria dos 3 filtros, que diz o seguinte:
Antes de falar algo para alguém, passe essa informação por três filtros:
1 – Você tem certeza absoluta de que essa informação é verdadeira?
2 – Essa informação é algo bom?
3 – Essa informação tem alguma utilidade para o seu interlocutor?
Pense nisso: antes de contar ou dizer algo que você não tem certeza de ser verdade, que não seja algo bom e que não vá ajudar ninguém no dia a dia, é melhor ficar calado. Afinal, os mosquitos estão por todos os lugares.