Hoje tive uma conversa com um amigo que tem um e-commerce. Ele estava preocupado e buscando aconselhamento – suas vendas estão caindo a cada dia. E ele atribui essa queda à recessão econômica. Isso me fez pensar e decidi compartilhar com vocês o mesmo conselho que dei a ele: pare de culpar a economia.
É verdade que a economia pode estar difícil, mas isso está fora do nosso controle. O foco deve ser no que podemos mudar – nossos próprios negócios. Isso significa dedicar mais tempo e energia ao marketing, explorar diferentes canais de tráfego, como anúncios pagos, construção de público e parcerias com influenciadores. Outra estratégia é expandir a linha de produtos, como complementar shampoos de ervas com sabonetes e fragrâncias.
Reclamar da economia não nos leva a lugar nenhum; só drena nossa energia e motivação. Em vez de se ver como uma vítima das circunstâncias, veja-se como um caçador. Pense em como você pode se beneficiar enquanto outros estão lutando.
Negócios mal preparados podem falhar, deixando espaço para que os mais resilientes cresçam e prosperem. Por exemplo, em uma concessionária de carros com vendedores de desempenho variado, uma recessão pode significar concentrar leads nos melhores vendedores, aumentando suas vendas e eliminando concorrentes mais fracos.
Portanto, nunca se queixe. Isso não ajuda e só te desanima. Mantenha o foco no que você pode fazer para se manter no jogo. Trabalhe mais, seja mais agressivo. Grandes empresas muitas vezes são construídas durante recessões, pois, quando a economia se recupera – e ela sempre se recupera –, essas empresas estão em posição privilegiada para colher os frutos.
Lembre-se do velho ditado: em tempos de guerra, os sobreviventes são os vencedores.