22 de maio, 2024

Por que você não deve reclamar da economia

Hoje tive uma conversa com um amigo que tem um e-commerce. Ele estava preocupado e buscando aconselhamento – suas vendas estão caindo a cada dia. E ele atribui essa queda à recessão econômica. Isso me fez pensar e decidi compartilhar com vocês o mesmo conselho que dei a ele: pare de culpar a economia.

É verdade que a economia pode estar difícil, mas isso está fora do nosso controle. O foco deve ser no que podemos mudar – nossos próprios negócios. Isso significa dedicar mais tempo e energia ao marketing, explorar diferentes canais de tráfego, como anúncios pagos, construção de público e parcerias com influenciadores. Outra estratégia é expandir a linha de produtos, como complementar shampoos de ervas com sabonetes e fragrâncias.

Reclamar da economia não nos leva a lugar nenhum; só drena nossa energia e motivação. Em vez de se ver como uma vítima das circunstâncias, veja-se como um caçador. Pense em como você pode se beneficiar enquanto outros estão lutando.

Negócios mal preparados podem falhar, deixando espaço para que os mais resilientes cresçam e prosperem. Por exemplo, em uma concessionária de carros com vendedores de desempenho variado, uma recessão pode significar concentrar leads nos melhores vendedores, aumentando suas vendas e eliminando concorrentes mais fracos.

Portanto, nunca se queixe. Isso não ajuda e só te desanima. Mantenha o foco no que você pode fazer para se manter no jogo. Trabalhe mais, seja mais agressivo. Grandes empresas muitas vezes são construídas durante recessões, pois, quando a economia se recupera – e ela sempre se recupera –, essas empresas estão em posição privilegiada para colher os frutos.

Lembre-se do velho ditado: em tempos de guerra, os sobreviventes são os vencedores.

Sobre o colunista

Boby Vendramin

Publicitário, empresário, colunista, entusiasta da tecnologia e professor. Oriento pessoas a dominarem o marketing com perspectiva comercial e de comportamento do consumidor.

Compartilhe

outros conteúdos

Como criar um ambiente atraente na sua loja ou negócio local
Gerenciando seu tempo como empreendedor
Como aproveitar datas comemorativas para impulsionar vendas?
Como fazer marketing sem gastar muito?
Por que ignorar a medição de resultados sabota sua empresa?
Não deixe sua empresa ser um peixe em um mar de tubarões